• Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram

fulviamolina1@gmail.com

São Paulo | Brasil

O Desejo do Outro

Curadoria Lucrécia Couso

Espaço Cultural OpHicina

São Paulo|SP

2016-2017

Travessia: Zona de Conflito

Sobre a cena paira uma cabeça feminina de duas faces, como Janus, o deus das mudanças e transições, das entradas e das saídas, do passado e do futuro, dos inícios e dos fins, das decisões e das escolhas.

De um lado, uma veste feminina repousa sobre uma poltrona, como que à espera de ser vestida ou talvez acabada de ser desvestida. Uma abaya, com uma burka ao lado, deixa transparecer um vestido vermelho encarnado em sua barra e decote. Displicentemente solto no chão ao lado,  um insinuante sapato alto vermelho.

Na parede oposta, um vídeo reproduz intermináveis lições de pronúncia de inglês.

No piso, uma imagem de destruição, um chão que se desfaz.

A perda do chão, o desterro, a extra-territorialidade, o deslocamento pelos conflitos, perseguições, guerras, miséria, terremotos, e bombardeios.

A dor vinda dos cataclismos sociais e naturais.

As pessoas deslocadas levam suas vidas, culturas, esperanças, conflitos, estão na transição, são duplas,  mantêm, permanentemente, um olhar para trás e outro para frente. Para o passado e para o futuro. Para o caminho percorrido e para o a percorrer.

Carregam, para outra cultura, outra língua, outro espaço, outro tempo, seus próprios desejos e o desejo do outro. Espelham-se no outro e são por ele espelhadas.

Aquela mulher, de quem a burka e a abaya tentam interditar o desejo que insiste em escapar pelas bordas da veste, carrega a ambiguidade trágica do humano, em si, uma zona de conflito.