fulviamolina1@gmail.com

São Paulo | Brasil

48 horas: 10 anos

Smith Galeria 

São Paulo|SP

2012

 

Mundo Líquido

O trabalho Mundo Líquido,  composto de 32 frascos de farmácia antiga sobre os quais projeta-se um vídeo com a nuvem palavras mais frequentes nas bulas de remédios comumente prescritos na prática psiquiátrica contemporânea, analisadas e computadas por programas especializados. Foi desenvolvido para a exposição comemorativa de 10 anos de existência do Grupo 48 Horas.

 

Mundo Líquidofoi concebido em um momento crítico da vida da artista e inspirado nos escritos recentes de Zygmunt Bauman (1925-2017), quando nos faz um alerta de que  “nos últimos anos, as empresas farmacêuticas aperfeiçoaram um novo e eficiente método de  ampliar seus mercados. Em vez de promover seus medicamentos para tratar doenças, começaram a promover doenças para seus medicamentos”. A nova estratégia “é convencer os americanos de que só há dois tipos de pessoa: as que sofrem de condições clínicas e exigem tratamento medicamentoso e aquelas que ainda não sabem disso” e conclui que “apenas unidos poderemos combater os “males sociais”, optar pelo individualismo seria o mesmo que nos preparar para nossa própria biodegradação e reciclagem”. (Bauman, Zygmunt, 44 Cartas Do Mundo Líquido Moderno,Zahar Editores, 2011).

 

 

O coletivo de artistas Grupo 48 Horas reuniu-se pela primeira vez em 2002, sob a iniciativa da artista Flávia Vivacqua, para a realização de uma ocupação artística de uma casa de sua família na Rua Backer, 473, no bairro do Cambuci.  O conceito que guiou esse projeto foi o de reunir 10 artistas, das mais variadas vertentes com suas múltiplas técnicas, suportes e poéticas, para uma exposição aberta ao público por 48 horas ininterruptas, em que foram apresentadas performances, objetos, fotografias, pinturas, esculturas, vídeos-arte, poesia, música e ... open-bar. A comunidade do bairro, pouco afeita a frequentar eventos de arte afluiu em peso., trazendo t suas crianças, jovens, adultos e idosos até altas horas.

 

Passados 10 anos deste evento seminal, o Grupo 48 horas rememora, na Galeria Smith, no bairro de Pinheiros, a convite de Anne Smith, nos mesmos moldes da primeira ocupação: uma  nova ocupação de 48 horas ininterruptas.  

 

Artistas participantes do Grupo 48 horas: Anabela Santos, Eduardo Verderame, João Carlos de Souza, Julieta Machado, Flavia Vivacqua, Fúlvia Molina, Letícia Rita, Mauro de Souza, Moisés Zandonade (in memoriam)e Thereza Salazar.

 

  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram