fulviamolina1@gmail.com

São Paulo | Brasil

1MULHERporM2

Espaço Ophicina

São Paulo, SP

2019

​Brava Gente: Leila

 

O Projeto 1MULHERporM2, uma inciativa pioneira concebida e organizada pela artista Lucrécia Couso,  reúne no Espaço OpHicina 33 mulheres para celebrar, no Mês Internacional da Mulher,  a arte, a amizade e o papel da mulher na nossa sociedade. As Artistas produziram trabalhos ocupando a área de 1M2 fazendo uso da Fotografia, Pintura, Desenho, Colagem e Vídeo para proporem uma relação de ocupação de um espaço físico com a importância do papel da Mulher na sociedade e na Arte Contemporânea Mundial. 

 

Brava gente: Leila busca resgatar a figura  da mulher contestadora, irônica e desafiadora de Leila Diniz, prematuramente morta aos 27 anos em um acidente aéreo, que nos anos 60 desafiou a ditadura militar e seus cânones de polícia dos costumes. Em seguida a uma sua entrevista irreverente ao O PASQUIM,o governo militar de então baixou o Decreto-Lei 1.077, que ficou conhecido como Decreto Leila Diniz, em que instaurava a censura prévia à imprensa em todo o país. Foi a primeira mulher a  frequentar a praia grávida, com pequeno biquíni e, voltou a incomodar a moral do governo militar, quando apareceu em fotografias a amamentar a pequena Janaína. Sobre ela, Carlos Drummond de Andrade assim se manifestou: “Soltou as mulheres de vinte anos presas no tronco de uma especial escravidão”. 

 

O trabalho de Fulvia Molina consiste em uma releitura da emblemática foto de Leila grávida, de biquíni, na praia de Ipanema, de autoria de Joel Maia, em 1971. A artista fez uma intervenção nessa foto que foi impressa em vinil transparente e montada sobre duas placas de vidro, levemente deslocadas uma em relação à outra, simplesmente apoiadas no piso e na parede e iluminadas por trás.   Traz a memória pelo espelhamento das várias camadas e reflexos, trazendo a nossa Leila para o hoje. 

 

Participam doProjeto 1MULHERporM2 as artistas: 

Adriana Bertini, Adriana Cavallaro, Ana Roberta Lima, Andrea Natali, Bella Tozini, Bia Parreiras, Cami Onuki, Camila Dotta, Carla Venusa, Cristina Raposo, Débora Bruno, Estefania Gavina, Fabiana Gabaskallás, Fernanda Klee, Fulvia Molina, Heloisa Ramalho, Iara Venanzi, Juliana Brito, Juliana Monteiro Carrascoza, Kattia Basile, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Marcia Gadioli, Mariza Souza, Melissa Haidar, Mila Mayer, Paula Marina, Sheila Ortega, Silvana Lazzuri, Sylvia Diez, Tania Pires e Tina Leme Scott

Cidades por onde o projeto passou:

Bragança Paulista - Galeria Indigo

Sorocaba - Pinacoteca

Guarulhos - Centro municipal de Educação Adamastor

Campinas - Museu da Cidade - Casa de Vidro

Atibaia

  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram